sexta-feira, setembro 12, 2008

Bem vinda ao Sistema Nacional de Saúde


.
Depois de ter chegado ao Centro de Saúde ás 10h (porque a senhora das marcações MANDOU) e de ter ficado a saber que a médica só começava a dar consultas ás 11h ("É o horário dela á 6ªf , minha Senhora") logo, não seria atendida antes do meio-dia ("Se a Dra. não se atrasar, minha Senhora") porque eu era o número 7, e de quase ter colapsado quando, mesmo antes do meu nome ser chamado, a médica saiu do gabinete (F***, foi almoçar! - felizmente foi só fazer um chichi)... bem, depois disto entrei na sala e a cena foi assim:
.
- Bom dia.
- Boa tarde, Dra. (já eram 13h e eu já estava há 3h á espera, obrigada a ouvir o Clã das Velhinhas e as suas queixas sobre a médica desumana, os filhos ingratos, as noras horríveis, o preço das coisas, as dores em todos os ossos possíveis e imaginários,...)
- (remexe nas fichas dentro das pasta da família Galo!). Quem é a Célia?
- É a minha mãe. (???)
- E quem é a Ana.
- (hesitei) É a minha avó materna... que já morreu há uns anos. (???)
- Então e a Joana, onde está?
- Estou aqui!
- Mas eu não tenho a sua ficha.
- Que quer que eu faça?
- (sempre a remexer nos papéis e sem olhar para mim). É que sem a ficha não posso fazer a consulta.
- (não repirei fundo, não contei até 10, nem pensei 2 vezes antes de falar). Olhe Dra., pode ter a certeza que não sou eu que vou procurar a minha ficha e que vai fazer a consulta agora com ou sem ela!
.
Uhhhh! Bad Johanna! loooool
.
Daqui para a frente correu tudo bem, amorosas uma com a outra (quase copinchas!), sem grandes novidades clínicas. Encaminhamento para Neurologia no HSM, repetir medicação, exames de rotina e outros blá blá blás.
.
Assim se passou uma bela manhã. Já posso adivinhar a ida ao mecânico.
.
Joana

1 comentário:

Coisas de Xicas disse...

Muito bom!

Mas qt a mim adoro o SNS, não tenho médico/a de família e como tal só tenho direito a 10 vagas por dia (se não são 10 são 12): 5 de manhã e 5 à tarde. Das duas uma: posso ter a sorte de ir lá num dia e não aparecer ninguém sem médico e aí sou a primeira ou caso apareça tenho é que lutar pra ser a primeira. E como? Ir pro posto médico às 7h da manhã que só abre às 8h e marcar a consulta, mas atenção que se for a esta hora tenho sempre vaga.

Afinal até é fixe não ter médico/a de família : )

Kisses

Rita