quinta-feira, fevereiro 21, 2008

As 12 palavras preferidas da Xica Ju

Estou pronta. Aqui vai disto:
.
1. Baby - veio substituir o "polvo" (miss you!) e está lentamente a transformar-se em "paninho". Costuma ser a última coisa em que penso antes de adormecer e a primeira quando acordo "Onde está o Baby?". Dorme comigo todas as noites (ás vezes, não estamos só os dois!) e é o objecto exterior a mim que mais me completa, porque o dedo faz parte :) E depois também há o Baby Jesus (dito em Inglês fica mesmo bem) e a versão Babes (As fantásticas e Os das nossas vidas!)
.
2. Mel - é uma palavra que dá um jeitão: é pequena, soa bem e poupa imenso trabalho porque qualquer coisa que "é mel" pode ser optima, maravilhosa, boa,... Não se perde tempo a escolher o melhor adjectivo e não há duvidas quanto à intenção do que se diz. Se é mel, é mel!
.
3. Maior-Horror - é mesmo assim, uma palavra composta. São principalmente todos os que me enervam e vão contra a minha vontade. E tudo aquilo que é feio, com mau gosto e cheira mal. A quantidade e a força dos "r" é fundamental para acentuar o efeito negativo. (Ah, quando se torna muito pessoal é "Má-Pessoa")
.
4. Ranhosa - pode ser uma amiga querida, uma vaca qualquer, o meu não-eu (tenho imensa dificuldade em aceitar e conviver com este estado que ás vezes, só muitooo ás vezes me assola) e a maioria das minhas criancinhas fofas... e ranhosérrima!!! Detesto "ranho" porque é muito visual e dá-me vómitos, mas Ranhosa já é giro!
.
5. Maria - é o meu nome de menina preferido. Se o meu pai, há vinte-e-qualquer-coisa-pouca anos não achasse que "esse é nome para uma qualquer", eu seria uma Maria e podia ouvir várias vezes por dia o meu nome de menina preferido. Sendo assim, vou passá-lo à descendência!
.
6. Pagode - é sinónimo de "regabofe" que também é muito boa, mas pagode é mais "familiar". Costumam ser as nossas noitadas. Aliás, agora que penso nisso, e se tirasse uma foto a esta palavra, aparecia um momento de amigas, a rir e zero fotogénicas! E se calhar bezanas mas se não calhar, podiamos estar só bem dispostas e felizes e tontas! É isso.
.
7. Best (inglês, claro!)- pode ser "my Best" e também pode ser "do Best". É mesmo quando é a melhor pessoa, a melhor coisa, o melhor momento. Só que melhor que o "melhor" que se diz normalmente. Best é assim, cheio de certeza!
.
8. Ressabiada - Amo esta! Para mim e para os outros. Tenho a sensação que não a descobri há muitos anos, mas fui mais que a tempo porque vai ser usada pela minha vida fora (que há por aí muita ressabiada para ser apontada e referida que eu bem sei!). Quando diz respeito à minha pessoa, fica bem e resolve-se rápido, tipo "acontece porque és humana, mas deixa estar que já passa porque és melhor que as outras" loool
.
9. Ásséria (adaptação de "à séria", para ser legal!)- Mesmo! Só me lembrei agora mas está no top 5 das preferidas!! Acho que digo imenso lol é a minha mania de reforçar tudo. Dá um ar um bocadinho afectado mas não tem nada a ver com isso :) é porque quero muito que a mensagem "chegue lá". É o final dum comentário, opinião, mesmo que pequenina tipo: Esse miúdo é giro, ásséria loooool
.
10. Excitex - looooool Fico num excitex... Estou num excitex... Mas que excitex... É um estado de espirito muito frequente! Retirada toda e qualquer menção sexual, admito que me acontece pelos mais diversos motivos e tem um lado infantilóide que adoro :) tipo "pita histérica"!!
.
11. Mamuska - É no que passa a ser a minha mãe, normalmente ao telefone! Mamuska, hello! Mamuska tá boa! Mamuska do meu coração! Parece que a torna muito mais MINHA, nos dias em que estou bem disposta, claro! O som desta palavra tem saudades, entusiasmo e muito amor. Tem piada dizê-la, até porque parece que a mãe é de Leste, ou que é uma daquelas caixinhas das bonecas, umas dentro das outras até a última ficar quase microscópica (bolas, não me consigo lembrar do nome!).
.
12. Juro/Jura - é das preferidas e é mesmo muito importante e tem que ser para os outros também. Gosto dela (e da série que deu na sic e tudo!). Do "juro" que afirma e do "jura" que pergunta. A primeira pode ser acompanhada duma mão no peito, indignada mas confiante e a segunda dum olhar esbogalhado, incrédula e curiosa. É o meu lado mais dramático :)
.
Já tá!!Acabei!!
.
Mas esta coisa de pensar nas palavras é tramada :) agora estou cheia de ideias e tenho que acrescentar que:
- acho um máximo chamar as amigas pelos nomes pequeninos (quase que cada uma é uma vogal e todas juntas parecemos notas musicais!)
- percebi que falo com os bebés e os animais de forma estúpida, corto os "rês" e acrescento "zês" ("hoze taz tonto puquê?" - hoje estás tonto porquê!; "q foi meu fôfuz" - que foi meu fofo; mocaz - mocas)
- para ridicularizar acrescento"óide" ás palavras (anormalóide, infantilóide, palermóide)
- tenho alguma preguiça em dizer "tefone"
- sou exagerada a expressar-me porque "amo" coisas que não se amam e acho "um máximo" a coisas que são só normais looool
- gosto do LOL e do BJSSSS... ah e do BUUUUU :))
.
Pronto, já me calei :))
.
Bjsss JU
.
P.S. Se fosse o desafio dos plurais tinha alguns importantérrimos: Xicas (as minhas), Disparates (vários, para celebrar a vida), Festinhas (as da família dos miminhos, mas que não façam cócegas) e Bregas (ui! é vê-las nascer que nem ervas daninhas!) :D

6 comentários:

Anónimo disse...

Ju, adorei o teu post, mas tenho uma anotação a fazer:

- Então e a palavra "tipo", que é a palavra mais usada (deve ser preferida) pelos jovens do vosso tempo???
Desculpa, mas considero uma falha - a não ser que sejas das que não a usam! Mas só acredito se conversarmos 5 minutos e não a usares!

Beijinhos
MJM (Mummy da Ritz)

Anónimo disse...

analisando o conjunto.....és mesmo tiazinha/betinha/galinha.......lool

Mas eu gosto de ti na mesma.

bjs

Unknown disse...

:) mummy da rita, o "tipo" deve ser tão frequente que nem me apercebi, mas tb digo já q n é preferida (pelo menos vou tentar contrariar)... é como o "coiso" e a "coisa" para tudo... e mais alguma coisa!

B., és um maior-horror!!! mas gosto de ti na mesma :))


bjsss j

Coisas de Xicas disse...

Mumy,

Qt ao "tipo" tens toda a razão qd dizes que usamos muito...mas daí a ser uma das palavras preferidas? eheh

Eu vou ver se escrevo as minhas e tb sem pensar muito ehehe

P.S. - Grande mumy, sempre a comentar, espectáculo : )

Kiss

Ritz

Unknown disse...

Tenho que comentar e corrigir, porque o anterior é da xica Ju e só saiu com a minha assinatura por ter sido feito a partir da minha conta. As palavras estão geniais, gostei principalmente da Mamuska! Até porque a mãe tem ar de tudo menos de ser do leste! :) Não vale a pena divulgar em público aquilo com que me identifiquei... Claro que há mais mil palavras que te definem, mas as que escolheste estão muito bem e ao lê-las, só me vem a tua imagem à cabeça, das noites, das conversas, das risadas! Se em vez de palavras fossem gestos, o riso ou as gargalhadas eram, com certeza, um deles! ***
E viva o Day-Lewys!!! Tinha que por isto em algum lado, ficou aqui!

Coisas de Xicas disse...

Ju,

Realmente lendo estas palavras e os comentários consigo mesmo imaginar-te agora a falar eheh É lindo e digo já que este desafio foi MEGA IDEIA mesmo!

Tb já escrevi as minhas, tive que copiar algumas mas não podia deixar de ser, há algumas palavras que são mesmo "de Xicas".

Kiss

Ritz