quarta-feira, novembro 15, 2006

Verão de São Martinho…

… dá que pensar. Intriga-me. Não compreendo. Não falha.

A estória de S. Martinho, juntamente como o livro do Dumbo que os pais me ofereceram (é verdade, o que é que querem que eu faça!), marcou-me na infância.

Achei querido o senhor dar a capa num dia de tempestade e depois, por ser tão bonzinho, ficar de verão de tarde. Era criança, e essas coisas sentem-se – nada de comentários!

Mas, muito esperta já na altura, pensei cá para comigo, deixa ver se isto hoje faz mesmo sol ou se me estão a dar a tanga… E não é que fez?

Como disse foi uma estória que me marcou, por isso os anos foram passando e eu fui tendo atenção à metereologia do dia, sempre muito igual a ela própria. Frio de rachar de manhã, solinho do bom de tarde.

A semana passada, passados 20 anos, fiquei atenta caladinha (para não levantar ondas) e pimba, a mesma coisa, de todos os anos…

Se alguém tiver uma explicação, ainda que transcendental, eu estou disponível ao diálogo (dispenso a da fé porque essa eu tenho).

Nica

13 comentários:

Coisas de Xicas disse...

É uma lenda, mito... não tem explicação assim muito profunda para dar...

Já o Dumbo tem muito para contar loooooooooooool...

Anónimo disse...

estoria???????????

Unknown disse...

...eu acho é que todos acreditamos desde pequenas nestas historias e com tanta gente a acreditar...ainda mais nós inocentes crianças ...que a história passou a ser real a cada ano que passa!!! ...pró ano vamos todos pensar ao contrário a ver se resulta!!! ...

Coisas de Xicas disse...

Oh Nicas, é mesmo lenda e como lenda que se preze não tem explicação científica.

Cá pra mim como o senhor foi tão bonzinho e deu a capa, foi recompensado com o dia de sol e mais nada lol

Ritz

Anónimo disse...

Nica... eu não seu de intrigas... mas ela chamou-te LENTA...

Tu deixas? Ficas-te assim?

Anónimo disse...

opsss... parece que li mal... Lenda e não lenta...

Fica para a próxima a intriga :-)

Coisas de Xicas disse...

Xiii este anonymous é magano à séria! Eu aqui a ser querida pra Nicas!
Coisa que a Nicas não é, é lenta. Por vezes até é bem rápida e leva tudo à frente ehehe (Tava aqui a lembrar-me daquela história do telefone, impressora e sei la mais o que que a Nica partiu no office) LOL

Ritz

Coisas de Xicas disse...

Ninguém tem uma cena mais gira para dizer? Eu sei que é uma lenda, mas a
verdade é que é uma lenda cheia de razão! É que é mesmo verdade, posso garantir,
pelo menos há 20 anos que se verifica. Isto vem porque eu este ano pensei "deixa
cá ver se entre cheias isto vai fazer o solinho de tarde" e pimba, fez!

Oh bruno (que de anónimo já não tens nada) tu não te metas entre xicas! Senão
estás feito ao bife! Looool

E o dumbo, é uma cena muito pessoal para partilhar, ou querem mesmo saber?
Loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

Ni

Anónimo disse...

ni:

estoria???

Coisas de Xicas disse...

É isso mesmo: e a NEVE... caramba nunca mais...

Mas a sierra nevada já está a ficar toda branquinha looooooool... acho que ainda vou lá dar um pulinho eeeeeeeeeeeeeehhhhhhhhhh

Su

Coisas de Xicas disse...

sim estória. Cá vai uma aula de português (que santa que sou ;))

introdução: a língua portuguesa escrita, bem como as outras, tem vindo a
adaptar-se à língua falada, dai as palavras fruto de justaposição de duas (monte
santo - Monsanto!, por exemplo (calam que sei que não é o presente caso).

Aula em si:

história - antes servia para história de contar e história de disciplina. Agora
é só para a disciplina, para evitar as confusões!

Estória - equivale à antiga história de contar...

Espero ter esclarecido, e contribuído! Qualquer duvida a prof nica está à
disposição. Aulas de duvidas são pagas, só para avisar looooooool

Ni

Anónimo disse...

estória

substantivo feminino


história de carácter ficcional ou popular; conto; narração curta;


(De história, ou do ing. story, «id»)



© Copyright 2003-2006, Porto Editora.

Coisas de Xicas disse...

Este Anony está a bombar looooooooooooooooooooooooooool