"Açúcares, amigos ou inimigos?
O aumento da obesidade e a procura de uma alimentação mais saudável fizeram deles um alvo a abater. Mas... podemos eliminá-los da alimentação?
Os açúcares ou hidratos de carbono são uma das nossas principais fontes de energia. Dividem-se em dois grandes grupos: os simples e os complexos. Entre os simples (formados por uma ou duas unidades de açúcar), encontram-se a frutose (açúcar da fruta), a glucose, a galactose, a sacarose (açúcar comum), a lactose (açúcar do leite) e a maltose (açúcar da cevada e outros cereais).
Nos complexos (compostos por muitas unidades de açúcares simples), destaca-se o amido (presente nas massas, cereais...). O que conhecemos como açúcar de mesa é a sacarose, e provém da cana de açúcar ou da beterraba açucareira.
Engordam tanto como se diz?
Não está provado que uma maior ingestão de açúcares esteja relacionada com a obesidade. De facto, as pessoas que consomem mais açúcares são as que praticam mais desporto, porque o associam a um estilo de vida saudável e à prática de exercício físico.
O que realmente engorda é seguir uma alimentação que ultrapasse (em calorias) as suas necessidades, de acordo com o seu estilo de vida. E estas calorias a mais provêm, quase sempre, de uma ingestão excessiva de gorduras e não de açúcares.
São mais calóricos do que as gorduras?
As gorduras têm mais do dobro de calorias do que os hidratos de carbono, inclusive o açúcar de mesa (cada grama de gordura fornece 9 calorias ao passo que qualquer tipo de açúcar se fica pelas 4 calorias). Em pessoas saudáveis, os hidratos de carbono devem representar cerca de 60% das calorias diárias ingeridas.
O estudo CARMEN (Carbohydrate Management in European National Diets), um dos mais importantes até à data, demonstrou que, se se diminuir a quantidade de gorduras da alimentação e, ao mesmo tempo, se aumentar a de hidratos de carbono, a longo prazo, emagrece-se uma média de 1 a 2 quilos a cada 6 meses. Portanto, é uma dieta eficaz para pessoas com problemas de excesso de peso."
(Sublinhei as frases mais importantes)
Depois de ler isto, tou nem aí qd me dizem pra não comer chocolates e gomas, não pôr açucar no café, não comer Baba de Camelo e Mousse de Chocolate.
Como tenho muita energia e tb gasto muita todos os dias tenho mesmo que comer docinhos. Qt aos hidratos de carbono, toca a comer muito arrozinho e paozinho, podemos dispensar as batatinhas fritas!
Apesar de já ter uma ideia relativamente a este assunto, fiquei mais esclarecida. Venham os chocolates e as gomas!
Ritz
quarta-feira, junho 04, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
acho que asucar faz muito bemmmmmmmmmmm
Enviar um comentário