quinta-feira, março 13, 2008

SHIATSU - Terapia oriental

Estava eu em pleno passeio por Benguela naquelas estradas com mais buracos que betuminoso (sim pq as estradas de Benguela ainda têm betuminoso, as da Catumbela são mesmo só de terra), qd de repente dei um pulo, saltei mesmo do banco e bati com a cabeça no tecto. Eu sou pequenina por isso imaginam o salto que não foi pra bater com a cabeça no tecto...
Continuando...Doeu àsseria e até ouvi aquele barulhinho que de vez em qd se ouve nos filmes, assim a estalar...Tentei virar o pescoço pro outro lado, tal qual fazem nos filmes e ouvi outro estalinho.
Resumindo, fiquei com uma dor pelas costas, braços e pescoço...depois passou mas de vez em qd lá vem a magana.
Queria ir tirar uma radiografia qd a avó sugeriu que fosse ao massagista dela a uma tal de massagem SHIATSU.

Começou devagarinho mas depois doeu àsseria, foi mãos, pés, pernas, braços, pescoço, costas e pronto lá acabou com uma massagem com um gel muito fresquinho que cheirava a mentol.

Eu a pensar que acabava por ali qd ele disse que naquele momento me estava a sentir bem mas amanhã me iria sentir durida e só no dia seguinte ficaria bem. Espero amanhã conseguir andar e não estar partidinha de todo.

Contudo, aconselho a experiência : )

Aproveitei pra pesquisar e aqui vai pra quem tiver curiosidade:

"O Shiatsu é uma terapia oriental de reequilíbrio físico e energético. Usualmente é definido como uma "massagem" oriental mas é muito mais do que isso. Actua através de pressões que são aplicadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano, efectuadas, fundamentalmente, pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, corrigindo disfunções internas, promovendo e mantendo a saúde e tratando doenças específicas.
Entre os diversos benefícios que o SHIATSU apresenta para o organismo, poderão destacar-se:

Flexibiliza a pele
Melhora do sistema circulatório
Flexibiliza o sistema muscular
Ajuda à recuperação do equilíbrio do sistema ósseo
Facilita as funções do sistema digestivo
Melhora o controlo do sistema endócrino
Regula as funções do sistema nervoso

O SHIATSU é, de facto, usado por profissionais de saúde para curar doenças, normalmente em combinação com outras terapias orientais. Para curar doenças, porém, o SHIATSU isolado é uma técnica limitada. É de maior utilidade para elevar o nível de energia do paciente, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência natural do corpo às doenças. É verdade que o SHIATSU alivia dores no corpo e resolve pequenos distúrbios orgânicos, mas o seu grande potencial está em tornar o paciente consciente do seu próprio "corpo". E o "corpo" não é apenas o corpo físico, armazenando igualmente emoções e sentimentos, reflectindo também nosso estado emocional."

Ritz

Sem comentários: