domingo, março 23, 2008

Páscoa: Jogo das diferenças e semelhanças

Agora que a Páscoa está a chegar ao fim, dei por mim a fazer uma análise destes dias, assim por alto. E cheguei à bela conclusão de que eu e Jesus somos ao mesmo tempo siameses e os pólos opostos dum íman (nunca saberei se neste caso também reza a lenda dos "opostos atraem-se"... Não queremos saber!)
A minha imaginação, que apesar do passar dos anos continua fértil, começou logo a produzir uns poucos disparates que resolvi partilhar, só para animar a malta! Atenção, espíritos mais religiosos e fiéis seguidores da doutrina cristã, nada de se sentirem ofendidos. O texto que se segue é apenas fruto duma mente bem disposta :))
Pensei então em todas as coisas que podia comparar (pela diferença ou semelhança) e deu nestes consistentes 3 pontos:
.
1- Apesar da diferença de género e do género de vida que resolvemos levar, ambos evidentes e inquestionáveis (bonito trocadilho só para vos despertar a curiosidade!), somos os dois morenos e altos e logo aqui dava para sermos irmãos (quem diz filho de Maria e José, também podia dizer de Célinha e Manel). Só que lidamos de forma radicalmente oposta com os nossos cabelos (que também são parecidos, claro!): eu estico o meu diariamente, decidida a não aceitar a realidade que me foi destinada e Ele mantem-no ás ondas, acreditando que o seu destino está traçado. No que diz respeito ao cabelo, eu acho que não é só para dar um ar de quem tá nem aí para a aparência física, eu acho que Jesus gostava do cabelo assim, comprido e ondulado, meio rebelde (filho-do-mundo e irmão-de-todos)
.
2- Ambos vivemos intensamente o fim de semana que passou, só que o de Jesus foi santo e o meu foi louco . Ora vejam:
Quinta-feira Santa ("Missa da Ceia do Senhor, em que é celebrada a introdução do Sacerdócio e da Eucaristia") - ceia leva-me ao jantar de aniversário da Gabi e introdução lembra-me as notas que pus (e lá ficaram) nas máquinas do casino! Zero sacerdócio e eucaristia :)
Sexta-Feira Santa ("em que são celebradas a Morte e a Paixão de Jesus Cristo. Neste dia do ano não há Missa, apenas se realiza uma Celebração da Palavra.")... pois... também morri, só que os motivos foram outros. Também não houve missa, mas a minha celebração foi mais física (dançante) e cheia de decibéis! (Paixão... fica para outro post, mais inspirado).
Sábado Santo ("dia em que ocorre a solene Vigília pascal") - que coincidência! não é q também passei o dia calminha (que é como quem diz solene), embora numa vigília horizontal, sempre atenta aos sinais corporais do "dia seguinte" (confesso que à noite ainda pequei... monopoly pela madrugada dentro!).
"Formado assim, o chamado Tríduo Pascal (Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo), está preparado o ponto máximo da Páscoa: o Domingo da Ressurreição" - looool Não sei como dizer isto, mas a verdade é que também ressuscitei!!! Estou aqui impec, depois de almoçar lindamente com os pais, com vista para o rio!
.
Da minha pesquisa histórica, ainda retirei mais isto:
.
3- "antes da Páscoa é tempo da Quaresma, período em que a penitência, o jejum e a oração assumem uma forte importância" - Hummmm... a minha quaresma... penitência... será que penei um pouco?... Claro! O gym! É isso mesmo! Aquilo que eu passo lá é penar de certeza! Jejum? Peanuts! Depende da neura, mas tive dias em que fechei a boca, sim senhor! A oração... comigo também assume uma forte importância, só que a memória está a falhar-me neste ponto, não me lembro de ter rezado. Implorei umas coisas e roguei algumas pragas, mas orar... admito, nesta não passei!
.
Também devo ter comido carne nos dias do peixe, mas ponho as mãos no fogo em como fiz várias boas acções intercaladas com os momentos de pecado... tudo próprio do comum mortal
.
Está aqui a maior diferença, eu serei sempre uma comum mortal, Ele será sempre O Jesus! E ainda bem, só Ele para morrer crucificado na cruz, com uma coroa de espinhos na cabeça. Traído por uns, amado por milhares de outros. Só Ele para acreditar, por todos nós juntos. E passar os dias a andar dum lado para o outro, a pregar e a fazer milagres. Só ele para só fazer coisas boas e desculpar todas as nossas más... Só Ele para inspirar tanta gente... os livros, os filmes, os quadros, os espectáculos,... Enfim, era demais para a Xica Ju :)
.
Bjsss, Páscoa feliz *** Ju

5 comentários:

Anónimo disse...

... compro a tua Av.Republica por 200€, e troco a Av.Roma pela estação do Rossio! ;)

Coisas de Xicas disse...

looooooooool gostei sobretudo da parte da filha de celinha e manuel e dos cabelos, sem duvida que é um ponto que vos afasta...

e gabo-te a paciencia para a pesquisa historica
se tivesses passado o domingo dificil que eu passei, a sofrer...

nica

Coisas de Xicas disse...

MONOPOLY!!! :) maior fiasco q eu fui... apesar do esforço, abri falência ás 3 da manha, toda eu hipotecada e sem um euro lol

Ni, a minha pesquisa histórica... tava tudo numa paginazinha qd eu escrevi : breve definição da Páscoa loool Esse teu domingo dificil... cheira-me a pecado!!

Coisas de Xicas disse...

sim, mas nao vale apedrejar!!

monopoly gosto tanto e ja n jogo ha tanto tempo! deviamos combianr

Coisas de Xicas disse...

Adorei a parte dos cabelos!

E pra variar fartei-me de rir : )

Ritz