segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Apetecia-me falar do tempo. Do medo q tenho da trovoada. Rogar pragas à tempestade que me ia deixando pelo caminho logo ás sete da manhã qd estava a vir p torres.
Mas n dá.
A Daniela "aquela dos olhos azuis mto grandes" (tive que fazer um esforço, era daquelas crianças que n se portava mal... mas lembrei-me, q alivio), morreu. Pneumonia. Sim, morre-se de pneumonia com 8 anos em pleno sec XXI.
"Oh Joana, já sabes que a Daniela da nossa sala morreu?" Sim João. "E o que é que ela fez de mal para morrer?"
...
Pois é, era tudo tão mais fácil se a morte fosse uma coisa justa. Se tivesse direito a explicações razoáveis e convincentes.
...
"Sabes João, ás vezes alguém morre mesmo quando não se porta mal, quando não se faz algum disparate mto grande ou uma maldade... A Daniela estava muito doente, o doutor não consegui curá-la. Já n havia remédios para que ela ficasse boa de novo."
"Ah... tá bem... por isso é q a mesa dela ja n está aqui. Porque ela morreu e já n vem à escola"
"Sim João, agora guardamos a Daniela e as saudades no coração"
"Pois é!"
...
Vou esperar pela próxima pergunta, até que n haja mais nenhuma, até que a cabecinha do João, e de todos os outros meninos deixe de ter duvidas.
Os crescidos são mais dificil de consolar. "Sabe Doutora, há a mãe, o pai, o irmão pequenino,..."
Sei sim, professora.
Ju

3 comentários:

Anónimo disse...

acabaste comigo...

Coisas de Xicas disse...

sorry... mas p alegrar almas mais sensiveis (como imagino q sejam todas) os miudos ate estão a passar bem o dia!

Coisas de Xicas disse...

Xiça, sem palavras mesmo...

Ritz