sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Directo da Catumbela III - Imagens Curiosas

Tal como o papi já tinha referido num comment qualquer, as mulheres aqui têm por hábito andar com os filhos às costas, tipo mochilas, enrolados em panos. Passeam, cozinham, tudo de "mochila". E não é que os miúdos gostam? É um "colo" diferente e deve ser bem bom pq eles andam quietinhos e até conseguem dormir eheh

No outro dia ia a sair da obra e estavam algumas a esperar pra atravessar a estrada...topem só


Outro ritual muito habitual aqui na Catumbela, mais propriamente no Rio Catumbela é o banho diário. Qd tou na obra por vezes olho pro rio e lá estão eles todos a tomar banho.Topem...

Despem-se todos, a roupa fica a beira da água, alguns trazem champô e sabonete, ficam todos ensaboados e depois mergulham. Depois voltam a vestir a mesma roupa e tá feito. Mulheres de um lado e homens do outro.

Segundo o Army, antes havia uma regra que as mulheres não podiam tomar banho abaixo dos homens, ou seja, a jusante. Mas agora já tomam a jusante, mas não se juntam , não há cá misturas : )

No outro dia até me fez impressão. Estavam a betonar uma estaca e para quem não sabe, sai uma calda do fundo da estaca, betão de limpeza, que depois chega à superfície. Em Portugal e nos países "normais", que se preocupam com o ambiente, estas caldas são recolhidas e tratadas. Aqui é óbvio que não são tratadas, são descarregadas directamente no rio. Fiquei mesmo impressionada com isto, mas aqui é mesmo completamente normal.

Isto tudo pra dizer que, no outro dia, o banho coincidiu com a betonagem da estaca. Estão a imaginar, né? Foi banho não só de água porca do rio como de betão de limpeza, nojo! E o mais engraçado é que eles "tão nem aí" : )

Esta terra é assim, há coisas que não dá pra entender mesmo, né?

Ritz

12 comentários:

Anónimo disse...

Esta forma de transportar os “piquenos” é muito curiosa, um dia perguntei a uma lavadeira que idade tinha o filho que trazia às costas, ao que me respondeu: "têm um mês", um mês!!! exclamei eu, e continuei, e porque está a lavar com ele às costas, podia tê-lo deitado aqui ao lado? ao que ela responde: "já tentei, mas ele chora, ele só quer nás costas, só quer nás costas".

Isto passou-se numa obra no "mato" a 40 km da cidade mais próxima, se assim lhe posso chamar, onde tínhamos de ir para poder telefonar... ir ao médico ou comprar algo diferente, só no Huambo (Nova Lisboa) que ficava a 200 km ou em Luanda que ficava a 450km... Já agora esta obra ficava no Município da Cela (para quem conheceu).

Nesta terra há sempre histórias engraçadas, para contar... às vezes não são não têm graça nenhuma, mas normalmente encarrego-me de as contar como se tivessem... é a forma que encontro para não ficar a pensar nos problemas...

Isto por cá têm a sua graça, se levar-mos o dia a dia na brincadeira e sem reparar na miséria e cenas desumanas que se passam mesmo ao nosso lado, mas temos mesmo de ignorar, senão ficamos malucos, ou melhor um pouco mais malucos...

… sim mais malucos, pois segundo a minha teoria, as pessoas que vêm parar a Angola enquadram-se num dos 3 grupos que passo a citar:

1 – Problemas familiares, estão fartos da esposa ou marido;
2 – Dividas em geral e em particular ao fisco;
3 – NÃO BATEM BEM DA MONA.

Só para rematar, e para que saibam, não tenho problemas familiares, nem dividas…

Fiquem bem…

Army

Anónimo disse...

Esqueci-me de explicar a razão pela qual, e noutros tempos, as mulheres não podiam tomar banho a jusante dos homens, pois dizia-se que desta forma as mulheres podiam, como eles dizem, ficar “géstadas” que é o mesmo que dizer grávidas…

Esta teoria surge quando uma moça solteira, da Catumbela chega a casa e diz à mãe que está grávida… a mãe irritadíssima pergunta-lhe: “como foi isso acontecer? Sua vagabunda…” ao que a filha, inocente claro: “não sei mãe, só se foi de estar no rio a tomar banho sob os homens…” e a mãe como não era muito letrada e para não manchar o nome da família, achou que “sob” fosse sinónimo de “abaixo”… é assim que surgem as histórias…

Por acaso, lembrei-me agora de outra moça da Catumbela, amiga da filha de um amigo, que é solteira, boa rapariga, boas famílias, o costume, também um dia chega a casa Grávida (isto cá acontece com muita, mas mesmo muita frequência), e como já não conseguia esconder mais a gravidez, vê-se obrigada a contar à mãe… também esta mãe, como é normal, a questionou com alguma agressividade nas palavras: “sua desavergonhada… blá blá blá… como foi isso acontecer? Onde estavas com a cabeça?” ao que a pobre da rapariga responde: “tinha a cabeça no volante…”

Por isso minhas amigas, nada de conduzir com a cabeça no volante… como diria a Xica Su, “riso maléfico”…

Beijos

Army

Coisas de Xicas disse...

Meus caros,

Só tenho uma coisa a dizer:

A RITINHA É MIRONE...

Anda a ver os negões a tomar banho e ainda por cima tira fotos...

loooooooooooooooooooooooooooooooool

Um bem haja,

Suuu

Coisas de Xicas disse...

Granda Su!

Só tu é que me percebes, pensavas que vinha praqui em vão? looooool

Brincadeirinha eheh

Ritz

Coisas de Xicas disse...

Lamento Ritinha mas eu não consigo nem nunca consegui entender essa tua tara... até já tinha comentado com as outras xicas...

Mas enfim...

Um bem haja,

Suuuuuu

(Uh ah ah ah ah ah )

Coisas de Xicas disse...

Epah! Pára tudo! Tara? Nem digas isso a brincar Su! Xiça!

DEUS ME LIVRE!

Ritz

Coisas de Xicas disse...

quer dizer que achas que percorrer cem mil quilometros para ver negrinhos a tomarem banho nus no rio (o preciosismo com que ela dava as coordenadas de onde tinha ficado a roupa) e retratar o momento é uma coisa saudavel e natural e que não tem nada de tara??

muito melhor agora ritinha lol

ni

Coisas de Xicas disse...

É isso mesmo Ritinha, DEUS TE LIVRE desse pecado do demo...

Já estou a rezar um Pai Nosso e Uma Avé Maria por ti... e Ele vai perdoar-te eu sinto isso...

Um bem haja,

SUUUUUUU

Anónimo disse...

enriqueço um pouco o tema do bebé ás costas para vos explicar que foi assim também com o primeiro bebé e daí a forma achatada e larga dos narizes que resultou deste primeiro nariz "esborrachado" contra as costas....e se foi transmitindo genéticamente....até na DAMAIA.

Anónimo disse...

"misquici" de identificar no comentário dos narizes...sou pai da Rita...pioneiro nestas coisas de África...de onde pensam que ela herdou este espirito aventureiro....???

MM disse...

Ritxinha...alguma coisa e normal aí?

Diz me uma mano ya?!?!

Mas acho que, uma vez que estás aí e tratas por tu o betão, não devias deixar passar ao lado essa experiência eheh e até quem sabe, podias fazer amigos!

Blahk blahk! tou a brincar

Um beijinhos de Buenos!!:)

Coisas de Xicas disse...

se os narizes achatados sao culpa das costas da mae... pergunto eu (so por curiosidade! n tem nada a ver cmg lol) de quem será a culpa dos narizes compridos e tortos!!!
loooool
va pais da rita, viajado e sabedor de narizes, esclareça la a xica ju :))

***JU

PS: rita, publicar fotos de pessoas afrcanas nuas no seu banho diário p alem de tara parece-m... PANCA!!!!