sexta-feira, novembro 17, 2006

CHOCOLATE - O NOSSO MELHOR AMIGO (Falo por mim)

Desculpem lá este post gigante mas recebi por mail e achei que devia partilhar. É principalmente dedicado a quem me diz "Não comas tanto chocolate, olha que faz mal"...Dá-me uns nervos! lol

Diário Digital / Lusa 15-11-2006 10:16:00

Estudo: Chocolate preto ajuda a prevenir problemas cardíacos

Investigadores norte-americanos descobriram que o chocolate preto, consumido moderadamente, tem o mesmo efeito positivo que a aspirina na redução da coagulação sanguínea e dos riscos de bloqueio das artérias responsável por numerosas crises cardíacas.

«O que os grandes amadores de chocolate nos mostraram é que a substância química contida nos grãos de cacau (chamada flavonóide) tem um efeito bioquímico semelhante ao da aspirina ao reduzir a aglutinação das plaquetas sanguíneas», afirmou Diane Becker, professora da Escola de Medicina da Universidade John Hopkins e principal autora do estudo.

Este trabalho, apresentado no congresso anual da Associação Americana do Coração, que decorre em Chicago, não deverá no entanto ser entendido como um incitamento ao consumo excessivo de chocolate, por conter em geral açúcar e manteiga, que contribuem para o aumento do peso - sublinhou a investigadora. Mas os médicos poderiam recomendar duas colheres de café de chocolate preto por dia na sua forma mais pura, constituído por extractos secos do cacau, afirmou.

Os cientistas sabem há duas décadas que o chocolate preto, rico em flavonóides, faz baixar a tensão arterial e tem outros efeitos benéficos na circulação sanguínea. Os resultados do estudo mostram, ao contrário de investigações anteriores, que doses reduzidas de chocolate preto são suficientes para ter efeitos anticoagulantes e que não é preciso consumir grandes quantidades para obter esses efeitos, referiu Diane Becker.

«Comer um pequeno pedaço de chocolate ou beber um chocolate quente no quadro de um regime alimentar diário é provavelmente bom para a saúde, desde que não se exagere e sobretudo não se coma chocolate misturado com manteiga e açúcar», recomenda a médica.

A investigadora chegou a estas conclusões acidentalmente, quando estudava em 1.200 voluntários os efeitos da aspirina, que além de analgésico é também anticoagulante.

Ritz

1 comentário:

Coisas de Xicas disse...

Fixeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee loooooooooool